Se você é um cliente da Caixa Econômica Federal, provavelmente já ouviu falar do Programa de Pontos CAIXA, não é mesmo? Mas você sabe como esses pontos funcionam e quais são os benefícios?
Aqui iremos mostrar a melhor forma de adquirir produtos e até mesmo viagens usando o programa de recompensas com economia e reduzindo seus gastos.
Convidamos você a ler este artigo até o final, porque vamos responder a essas e outras perguntas como sobre o uso de cartão de crédito e seus pontos acumulados.
O Programa de Pontos CAIXA é um programa de pontos que permite aos clientes acumular este ativo por meio de suas compras no cartão de crédito.
Na prática, funciona assim: cada gasto usando seu cartão de crédito da Caixa, gera pontos para você depois trocar por viagens, produtos ou serviços.
Para acompanhar e resgatar os pontos, basta acessar o aplicativo Cartões CAIXA. Logo mais mostramos o passo a passo simplificado.
Para participar do programa, não há inscrição formal. Ao solicitar o cartão de crédito, automaticamente você se torna membro do programa Pontos CAIXA.
Sendo assim, se você já é um cliente da Caixa Econômica Federal e tem um cartão de crédito elegível para o programa, já está pontuando.
As regras estão disponíveis no site oficial da CAIXA e podem ser consultadas a qualquer momento.
Leia também: Como ganhar milhas com cartão de crédito? [Guia Definitivo]
A Caixa Econômica Federal oferece diferentes tipos de cartões de crédito, cada um com um potencial diferente de acumular pontos.
Para saber qual deles é o seu ou aquele que deseja adquirir, separamos a lista abaixo.
Cartão Elo Nanquim e Elo Nanquim Diners Club
Os cartões mais desejados pelos acumuladores de pontos são sem dúvida os das variantes Nanquim e Diners Club, além da alta pontuação, a validade dos pontos pode variar de 36 meses até nunca expirarem.
Sujeito à análise de crédito
Contras
Condições de aprovação.
Sujeito à análise de crédito
Avaliação Mobills
A avaliação Mobills de produtos financeiros é determinado por nosso time editorial. O cálculo é feito baseado em vários dados que avaliam quatro principais pontos: Benefícios e descontos, taxas e juros, facilidade de aprovação e conectividade.
Sujeito à análise de crédito
URL Verificada
Os dois cartões Elo Nanquim, por exemplo, acumulam pontos que podem ser transferidos para os principais programas aéreos e ainda participam do programa Elo Flex.
Cartão CAIXA Visa Infinite, Mastercard Black e Elo Grafite
Os cartões CAIXA Visa Infinite, Mastercard Black e Elo Grafite também fazem parte do programa Pontos CAIXA e seus saldos podem ser usados nas plataformas das companhias aéreas.
Sua pontuação pode ter validade entre 24 a 36 meses dependendo da variante e é aceito no Shopping LATAM Pass, assim como da Smiles e Azul Fidelidade.
Cartão Visa Platinum, Mastercard Platinum e Elo Mais
Já os cartões Visa Platinum, Mastercard Platinum e Elo Mais acumulam pontos no Azul Fidelidade e não podem ser transferidos para outros programas depois.
Assim como cada variante do cartão de crédito CAIXA pode fazer parte de um programa de pontos diferentes, a quantidade de pontos por cartão também varia.
Para saber quanto o seu cartão está acumulando por mês ou se deseja adquirir um cartão mais rentável, veja a tabela abaixo.
Variante
Bandeira
Regra de pontuação
Validade dos pontos
Azul
USD 1 (um dólar americano) = 1 ponto
24 meses
Internacional
Mastercard e Visa
USD 1 (um dólar americano) = 1 ponto
24 meses
Gold
Visa
USD 1 (um dólar americano) = 1,2 ponto
24 meses
Gold
Mastercard
USD 1 (um dólar americano) = 1 ponto
24 meses
Platinum Epidemia Corinthiana
Mastercard
USD 1 (um dólar americano) = 1 ponto
24 meses
Mais
Elo
USD 1 (um dólar americano) = 1,2 ponto
24 meses
JCB Único
JCB
USD 1 (um dólar americano) = 1,3 ponto
24 meses
Platinum
Visa
USD 1 (um dólar americano) = 1,6 ponto
24 meses
Platinum
Mastercard
USD 1 (um dólar americano) = 1,4 ponto
24 meses
Turismo Platinum
Mastercard e Visa
USD 1 (um dólar americano) = 1,4 a 1,8 ponto*
24 meses
Grafite
Elo
USD 1 (um dólar americano) = 1,6 ponto
24 meses
Infinite
Visa
USD 1 (um dólar americano) = 2,3 pontos (compras nacionais) USD 1 (um dólar americano) = 3,2 pontos (compras internacionais)
36 meses
Black
Mastercard
USD 1 (um dólar americano) = 2,1 pontos
36 meses
Nanquim
Elo
USD 1 (um dólar americano) = 2,3 pontos (compras nacionais) USD 1 (um dólar americano) = 3,2 pontos (compras internacionais)
36 meses
Diners Club
Elo
USD 1 (um dólar americano) = 2,5 pontos (compras nacionais) USD 1 (um dólar americano) = 3,5 pontos (compras internacionais)
Não expiram
Compras realizadas em estabelecimentos de Turismo e Entretenimento são bonificadas na proporção de 1,8 (um vírgula oito) Ponto para cada 01 (um) dólar americano gasto nas compras pagas com o Cartão.
Agora que você já sabe quais são os cartões participantes, a quantidade que acumula de pontos e sua validade, é importante saber como funciona o Programa de Pontos CAIXA.
Não existe uma regra única, ela varia de acordo com o programa de pontos do seu cartão, conforme mostramos acima.
Em geral, você acumula pontos a cada compra realizada com o cartão de crédito e pode resgatá-los por produtos, serviços e viagens disponíveis no site do programa de pontos escolhido.
Alguns programas permitem ainda a transferência de pontos para outras companhias aéreas, hotéis e programas de fidelidade.
Já aqueles que acumulam direto no programa da Azul Linhas Aéreas, vai precisar usá-lo no Azul Fidelidade e resgatar as passagens aéreas deles.
O que não é ruim, pois a Azul é uma das companhias aéreas que tem o melhor custo para compra de passagens aéreas com milhas ou pontos.
Atualmente os parceiros do programa Pontos CAIXA são:
É importante conferir os parceiros disponíveis em seu programa e verificar as condições de resgate de pontos para cada um deles.
Vale lembrar que a CAIXA já teve parceria com a Livelo, mas no momento não está em vigência.
Como o programa Pontos CAIXA não tem seu próprio e-commerce, é importante saber como transferir os pontos entre programas para aproveitar o seu saldo.
Para isso, basta:
1. Entrar no app Cartões CAIXA (disponível para Android e iPhone);
2. Em seguida, você precisará selecionar o cartão que deseja consultar os pontos;
3. Depois, vá na opção “Pontos” no canto da tela;
4. Ao entrar, selecione a opção “Resgatar pontos”;
5. Em seguida, selecione para qual parceira deseja transferir os pontos;
6. Selecione a quantidade que deseja resgatar para aquele parceiro e vá em “Solicitar resgate” e confirme.
Pronto” O valor é creditado em até 5 dias úteis. Vale lembrar que é importante você ter uma conta no outro programa para o qual deseja transferir. Exemplo: se deseja transferir para o LatamPass, é necessário ter uma conta criada no programa de pontos da Latam.
Confira quanto seus pontos Caixa valem em outros programas:
Pontos CAIXA
Transferidos para outros programas
10 pontos CAIXA
= 10 pontos Azul Fidelidade
10 pontos CAIXA
= 10 pontos Smiles
10 pontos CAIXA
= 10 pontos LATAM Pass
10 pontos CAIXA
= 10 pontos TAP Miles&Go
10 pontos CAIXA
= 10 pontos Dotz
Tabela de conversão de pontos CAIXA para outros programas de recompensas parceiros.
É importante lembrar que algumas transferências podem ter custos e limitações tanto mínimas quanto máximas.
Além do Pontos CAIXA, há outros bancos que possuem seus programas de pontos e valem a pena, como o pontos Esfera.
Por lá, você consegue acumular pontos apenas usando cartões do Santander e ainda multiplicar seu saldo com o clube Esfer.
Além disso, ele é até mais vantajoso que o programa da Caixa já que possui seu próprio e-commerce (Shopping Esfera), diversos parceiros e uma infinidade de possibilidades.
Se você é um cliente da CAIXA Econômica Federal e usa regularmente o cartão de crédito, o Programa de Pontos CAIXA pode valer a pena.
Fazer parte do programa por ser uma ótima maneira de acumular pontos e trocá-los por recompensas interessantes.
Além disso, o programa conta com parcerias com diversas empresas, o que amplia as opções de resgate e benefícios aos clientes.
O único caso em que vale a pena pensar com cautela é se o cartão cobrar anuidade, pois é preciso fazer cálculos e verificar se a pontuação acumulada cobre os gastos da tarifa.
É importante avaliar o perfil de uso do cartão e a frequência de acumulação de pontos para decidir se vale a pena fazer parte do programa e não acabar virando um prejuízo.
Leia também: Os 9 melhores cursos de milhas para 2023 || Ponto Pra Você: Programa de pontos original do Banco do Brasil