Pular para o conteúdo

Como funciona o novo lançamento do Tesouro?

O Tesouro Direto lançou um novo título público, o Tesouro RendA+, voltado para quem quer acumular recursos para a aposentadoria.

Contudo, algumas informações não foram reveladas, o que ainda deixa algumas dúvidas sobre seu funcionamento efetivamente.

Nesse artigo, conheceremos o que é o Tesouro RendA+ e quando ficará disponível para investir. Então, vamos nessa?

VEJA TAMBÉM: Renda Fixa: Agora Vale a Pena? Conheça Tudo Sobre essa Classe de Investimento 

O Tesouro RendA+ é o novo título divulgado pelo Tesouro Direto e é voltado para investidores com objetivos previdenciários. 

Isso porque ele se propõe a pagar uma renda passiva mensal do vencimento em diante. 

Nesse sentido, ele funciona basicamente como uma previdência privada, em que você investe um valor até uma data estabelecida e, então, passa a receber uma renda mensal por 20 anos. 

Ou seja, há um período de acumulação de capital, em que o investidor irá receber uma rentabilidade sobre o valor. Chegando na data estabelecida, o valor a investido acrescido de juros irá ser pago mensalmente ao investidor.

Nele, você informará quanto tem para investir hoje, quanto quer receber na aposentadoria e em quanto tempo quer se aposentar. Assim, o resultado será o valor que será precisa investir por mês. 

Para explicar como o Tesouro RendA+ funciona, vamos usar como exemplo o seguinte título. Lembrando, que isso não é uma recomendação, e o título servirá apenas como exemplo, não sendo uma indicação de investimento.

Assim, os títulos do Tesouro RendA+possuem algumas características.

Assim, o ano indicado no título informa quando o período de acumulação irá termina; já o ano do vencimento é quando o valor deixará de ser pago ao investidor.

Vamos analisar um exemplo para deixar mais claro. Imagine que você quis planejar sua aposentadoria e chegou o ano de 2055 tendo R$1.000.000,00 investido no título. Sendo assim, você agora irá receber esse valor, dividido mensalmente, pelo prazo de 20 anos, até 2074.

Assim, você irá receber aproximadamente R$ 4.166,00 reais todos os meses durante 20 anos.

Isso quer dizer que você pode começar hoje a planejar sua aposentadoria e a investir pensando no seu eu do futuro. Com esse valor, a sua aposentadoria será complementada e você terá mais tranquilidade no futuro, tendo uma renda maior que foi construída ao longo dos anos.

Caso você queria simular um investimento específico em um título do Tesouro RendA+ e ainda queira descobrir qual é o mais indicado para o seu planejamento, o passo a passo é bem simples e disponibilizado pelo próprio Tesouro Direito. Confira:

  1. Acesse o site do Tesouro RendA+
  2. Preencha as informações solicitadas, como sua idade, com quantos anos pretende se aposentar, valor da renda extra que deseja e valor do aporte inicial;
  3. Clique em “Descobrir meu título”

Pronto, com isso você irá descobrir qual o título indicado, mas não só isso, também irá saber quanto precisará investir para ter a renda pretendida.

se desejar fazer o investimento, clique em “Continuar” ou selecione “Ver outras opções” para conferir todas as opções disponíveis.

Qual o imposto sobre o Tesouro RendA+?

A incidência do Imposto de Renda no Tesouro Renda+ segue a mesma lógica dos outros títulos do Tesouro Direto, sendo aplicado em alíquota regressiva a depender do tempo em que o valor ficou investido.

A tabela regressiva é a seguinte:

PrazoAlíquota de Imposto de Renda
Até 180 dias22,5%
De 181 a 360 dias20%
De 362 a 720 dias17,5%
Acima de 720 dias15%

Assim, quanto mais tempo o título ficar investido, menos IR será descontado. Importante destacar que essa alíquota incidirá apenas sobre o valor do rendimento.

Quem está procurando um investimento pensando no longo prazo e com foco previdenciário, o Tesouro RendA+ pode ser uma boa opção de investimento para esse propósito.

Com ele, é possível se planejar para ter uma renda extra no futuro. Ainda mais se utilizar o simulador do Tesouro RendA+ o investidor irá descobrir quantos títulos precisará ter para se aposentar da maneira que planeja.

Além disso, por ser um título emitido pelo governo, ele possui alta segurança e confiabilidade.

Caso queira fazer o seu investimento nesse título, basta abrir uma conta na Toro Investimentos e, na área de renda fixa encontrar o título que mais está de acordo com o seu planejamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *