Pular para o conteúdo

confira os prazos e multas

A temporada de declararação Imposto de Renda exige atenção e organização. E é essencial ficar atento aos prazos e obrigações, especialmente na reta final do envio.

Afinal, todos os anos, milhões de brasileiros precisam prestar contas à Receita Federal dentro de um prazo específico, e perder essa data pode resultar em multas e até em restrições no CPF.

Por isso, confira agora o conteúdo que preparamos sobre os prazos e multas do IR 2025 e envie sua declaração com segurança!

VEJA TAMBÉM: Declaração completa ou simplificada do Imposto de Renda: qual escolher?

Qual é o prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda?

O período oficial de envio da declaração do Imposto de Renda costuma ser divulgado pela Receita Federal no início do ano. Tradicionalmente, o prazo vai de meados de março até o final de maio. Em 2025, a entrega começou em 17 de março e termina em 31 de maio.

Quem não envia a declaração dentro do prazo está sujeito a penalidades, que incluem:

• Multa mínima de R$ 165,74, para quem não tem imposto a pagar;
• Multa de até 20% do valor do imposto devido, para quem tem pendências com o Fisco;
• Bloqueio do CPF, que pode impedir a emissão de passaporte, solicitação de crédito, participação em concursos públicos, entre outros prejuízos.

O que é necessário para declarar o Imposto de Renda?

Um dos documentos mais importantes para preencher a declaração é o informe de rendimentos. Ele reúne os valores recebidos no ano anterior, como salários, bônus, benefícios, aposentadorias e rendimentos de investimentos.

Esse documento deve ser disponibilizado pelas empresas, bancos, escolas, fundos de investimento e outras instituições até o final de fevereiro. Se você não recebeu algum informe até essa data, é sua responsabilidade entrar em contato com a instituição e solicitá-lo.

A Receita Federal disponibiliza o programa gerador da declaração para computador e o aplicativo oficial Meu Imposto de Renda para celulares e tablets.

Além disso, é possível declarar diretamente no Portal e-CAC, com uma conta gov.br que tenha certificação de segurança Prata ou Ouro.

Essas plataformas são integradas: você pode iniciar a declaração no celular e finalizar no computador, ou vice-versa.

VEJA TAMBÉM: Como antecipar a restituição do Imposto de Renda de maneira simples? Confira!

A declaração pré-preenchida é uma facilidade que preenche automaticamente parte das informações com base em dados enviados por empresas, bancos e outras instituições.

Ela costuma ser liberada logo após o início do prazo de envio da declaração, mas em 2025, a liberação aconteceu no início de abril.

Mesmo utilizando essa opção, é fundamental revisar todos os dados cuidadosamente. A Receita Federal não valida as informações, e eventuais erros ou omissões continuam sendo de responsabilidade do contribuinte.

Se você ainda não enviou sua declaração, o momento de agir é agora. Em 2025, o prazo final para enviar a declaração é em 31 de maio.

Revise seus documentos, verifique se tem todos os informes necessários e escolha a melhor forma de preencher e enviar a declaração.

Evitar a correria dos últimos dias reduz a chance de erros, omissões e problemas com o Leão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *