Pular para o conteúdo

Quais os Tipos e Como Emitir?

Precisa emitir uma Certidão Negativa de Débitos? Por meio da CND é possível comprovar a regularidade da sua situação ou de sua empresa perante aos órgão públicos.

Assim, a certidão negativa de débito atesta que uma pessoa física ou jurídica não possui dívidas ou pendências legais.

Ela e pode ser solicitada e apresentada para diversos fins, desde licitações, análises de crédito, contratos, entre outros.

Conheça os diferentes tipos de CND, para que serve cada uma e como emitir a certidão corretamente, a seguir.

LEIA TAMBÉM: e-Título: saiba como baixar o seu Título Digital!

A Certidão Negativa de Débitos é um documento expedito por organizações públicas ou privadas que comprova a ausência dívidas financeiras ou não cumprimento de obrigações civis, federais ou criminais.

Existem diversos tipos de CND que atestam a regularidade de pessoas, empresas ou bens a nível municipal, estadual ou federal. Confira os mais comuns e para que servem.

Certidão Negativa de Débitos Municipal

A CND Municipal é emitida pela prefeitura ou outro órgão competente do município e comprova que não existem dívidas tributárias naquela cidade, tais como:

Certidão Negativa de Débitos Estadual

A Certidão Negativa de Débitos Estaduais é expedida pelo governo do estado e órgãos competentes estaduais, comprovando a regularidade nos débitos e pagamento de impostos nesta esfera. Tais como:

Certidão Negativa de Débitos Federal

A CND Federal é uma certidão negativa de débito de tributos federais emitida pela Receita Federal juntamente com a Fazenda Nacional. Neste documento consta a ausência de débitos relacionados a impostos federais e dívida ativa da União.

Assim, é possível comprovar que uma pessoa jurídica, pessoa física ou produtor rural está regular com o fisco no pagamento de tributos como:

Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas

A CNDT (Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas) constata que não há débitos com a Justiça do Trabalho. Sua emissão é realizada pelo Tribunal Superior do Trabalho gratuitamente e online.

Os débitos trabalhistas que podem constar nessa certidão são:

Certidão Negativa de Débitos do FGTS

A Certidão Negativa do FGTS é um comprovante de que o empregador está depositando mensalmente os valores do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço para seus funcionários. Esta é emitida pela Caixa Econômica Federal.

Certidão Negativa INSS

A Certidão Negativa do INSS (Previdência Social) serve para atestar a regularidade com o Instituto Nacional do Seguro Social. O documento é emitido pela Receita Federal pode ser exigida em análises de empréstimos, homologações e licitações, por exemplo.

Certidão Negativa de Débitos Imobiliários

Por meio da CND Imobiliários, emitida por órgãos competentes, é possível constatar que não existem débitos relacionados a imóveis, tais como: financiamento imobiliário, taxas condominiais, aluguéis, etc.

Como existem diferentes tipos de CNDs que são emitidas por diferentes órgãos competentes, o processo pode variar. Mas no geral, há etapas comuns que você pode seguir para realizar a emissão:

Lembre-se que dependendo da localidade ou do órgão emissor os procedimentos podem mudar, portanto confira sempre as instruções específicas de acordo com sua necessidade.

LEIA TAMBÉM: Consequências de não declarar o Imposto de Renda – entenda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *